Adeus à legislatura da Moção de Pesar
A percepção da inexorabilidade do tempo vez ou outra surge em nossos pensamentos.
Seja para constatar que o tempo de amizade com os colegas da escola já é maior do que que a idade que tínhamos aquela época ou que o emprego novo não é mais tão novo assim.
Mas especificamente hoje, tal sentimento provoca uma sensação quase física, já que estou vivendo o último dia do último ano que compartilhei com meu pai.
Ao me lembrar desse ano, tenho certeza que me lembrarei menos dos problemas e angústias, mas me lembrarei que durante o ano houve tempo para conversas, histórias e até mesmo algumas chamadas de atenção.
Escrevi essas palavras em uma postagem no Instagram no último dia de 2018, em momento igual ao de hoje, próximo a um fim de legislatura.
Esse período que começou em fevereiro de 2019 e que irá acabar no fim de janeiro próximo, me remete a esse sentimento.
Digo isso por que o fato mais marcante desses nossos tempo foi da pandemia de covid-19, que impactou o legislativo de muitas maneiras, algumas já faladas por aqui na QPD.
Mas um aspecto que marcou todo esse pacote foi a quantidade de moções de pesar.
Segundo o glossário do Congresso Nacional:
No costume legislativo, é uma espécie de requerimento que visa expressar a manifestação da Casa Legislativa em razão de um fato que enseje repúdio, louvor, apoio, desconfiança, solidariedade, regozijo, entre outros.
Nos últimos quatro anos, muita gente partiu e muita gente sofreu mais do que deveria. E nesse encerramento, é o momento de prosseguir, mesmo levando todos e tudo que ficou na legislatura conosco.
Mas finalizo com uma adaptação do arremate que Gabriel fez naquele post, sem saber de tudo que iria passar nos últimos anos:
Por isso, o futuro se apresenta com desafio extra, em vários sentidos, entre eles está a necessidade de expandir e honrar a memória daqueles que não estarão no ano novo.
Um feliz natal e uma feliz legislatura nova para você e sua família.
Quinze por Dia, ou simplesmente QPD, é uma newsletter quinzenal com histórias, pensamentos e indicações sobre temas ligados ao Poder Legislativo, política e afins, por Gabriel Lucas Scardini Barros. Estou à disposição para conversar no Instagram @gabriel_lucas. Caso tenha recebido esse e-mail de alguém ou chegou pelo navegador, siga esse link para assinar.
Que belo texto <3