5.475 leis depois: o aniversário de um ano da QPD
Agora sim, vamos falar sobre esse primeiro ano de newsletter
26 de agosto de 2021, o dia que a primeira edição da QPD foi disparada é a data oficial de aniversário da newsletter. Mas ela surgiu muito antes, de maneira indireta ou direta.
Escrevo desde que habito a internet, lá no século passado. Listas de discussão por e-mails, depois os fóruns. Os temas eram variados, de RPG à counter-strike, passando pela música eletrônica.
E foi na música eletrônica que a escrita virou um hábito, por meio do blog Factóide, e já naquela época lembro de ter lido o Camilo Rocha comentar em um texto do rraurl sobre um jornalista que escrevia sobre música e depois passou a falar sobre política entre outras coisas. Achei interessante.
A ponte começou a ser construída. Quando comecei a trabalhar com meu inteiro amigo Xisto Bueno, além de ter ido também fazer o Sala de Rock, comecei a aprender sobre o processo legislativo. Me interessei muito pelo tema, em forma e conteúdo.
Então, no fim de 2019, comecei a pensar em um podcast, que com ajuda do Danilo Lobato e do Luiz Oliveira virou o Ato, um podcast que pretendia remixar assuntos sérios e entretenimento.
Apesar da grande ajuda e incentivo para fazer o podcast acontecer, minha maior alegria ao praticar o Ato era escrever os roteiros.
Quando ouvi o Braincast sobre newsletter, a ficha caiu que o negócio era encarar esse “novo tipo de blog ativo”. Comecei a preparar em maio até que tive coragem de preparar a primeira edição e convidar amigos e conhecidos para esse novo projeto.
Desde então, tirando umas férias em dezembro, a cada quinze dias uma edição chega para os assinantes.
Além do primeiro ano: por regimentos mais sexys
O que o futuro realmente reserva à QPD não posso dizer, mas alguns assuntos já estão no horizonte. que irá com certeza são discussões regimentais.
A doutora Graziella Guiotti Testa, na edição de 14 de abril de 2022, comentou o fato de que discussões regimentais não são nem um pouco sexy.
Ou seja, falar de regimento é um tema maçante e árido. Só que muitas políticas públicas de importância para o país (ou para estados e municípios) são decididas com ajuda de utilização dos regimentos internos das casas legislativas.
Uma das novas missões da QPD é falar sobre isso e se possível, falar sobre isso de uma maneira que chame a sua atenção, leitor. Uma maneira sexy.
Também há possibilidade de dois desdobramentos (novas newsletters ou podcast), uma mais técnica, para assessores legislativos (com ênfase nos desafios da nova legislatura) e uma iniciativa de micro entrevistas.
Agradecimentos
Nesse primeiro ano, muitas pessoas merecem a minha gratidão:
Todos que assinaram a QPD, cada e-mail New subscription for QPD é um momento de alegria. Se você não assina, assine e me faça feliz (risos).
Todo mundo que lê, compartilha, dá aquele feedback ou até mesmo chega para mim e fala que um assunto daria uma QPD (e se você quiser sugerir um assunto, manda um alô).
Mariana e Luiz Eduardo, que sempre recebem em primeira mão a newsletter e me ajudam com sua leitura atenta.
A Gaía Passarelli e o Cirilo Dias, das newsletters Tá Todo Mundo Tentando e Coifa - Histórias de Cozinha, respectivamente, por indicarem a QPD lá no substack. Confesso que receber esse novo público foi um desafio e o fato de que não houve um descadastramento em massa é um alento e um incentivo.
Aproveito e convido a todos para esse curso que ministrarei sobre a atualização de Regimento Interno de Câmara Municipal, mais uma vez com o grande Francisco Edmilson de Brito Júnior.
Mais informações aqui.
Lembro sempre que estou disponível para parcerias e afins. Vamos conversar? Sobre esse ou outros assuntos. Mande um e-mail no: gabriellucas.adv@gmail.com ou por mensagens no Instagram ou Linked in.
Nesse tempo, segundo a conta que batiza esse projeto, de que são publicadas quinze leis por dia, o total seria de 5475 leis publicadas no Brasil (suspeito fortemente que o número tenha sido maior).
Minhas edições preferidas
Como pai fica difícil escolher, mas tem algumas edições que me orgulham mais, seja pela ideia ou pelo feedback recebido.
Gosta de alguma edição específica? Me conta…
Existe uma lista das edições se saíram melhor aqui.
Quinze por Dia, ou simplesmente QPD, é uma newsletter quinzenal com histórias, pensamentos e indicações sobre temas ligados ao Poder Legislativo, política e afins, por Gabriel Lucas Scardini Barros. Estou à disposição para conversar no Instagram @gabriel_lucas. Caso tenha recebido esse e-mail de alguém ou chegou pelo navegador, siga esse link para assinar.
Parabéns pelo um ano, pois sei como é desafiador!!! Adorei as referências todas, tantos amigos em comum, e tava aqui lembrando que achei sua newsletter via Medium, no excelente texto sobre "Um meme vai definir seu voto". Vida longa ao QPD. \o/